Projecto do Novo Edifício dos Paços do Concelho, Tribunal, Secção de Finanças, etc. - Januário Godinho
Nível de descrição
Série
Código de referência
PT/MVNF/AMAS/CMVNF/M-A-A/002
Tipo de título
Formal
Título
Projecto do Novo Edifício dos Paços do Concelho, Tribunal, Secção de Finanças, etc. - Januário Godinho
Datas de produção
1944-04-17
a
2011-08-02
Dimensão e suporte
237 doc. compostos, 9 doc. simples; papel e metal.
Produtor descritivo
Januário Godinho
História administrativa/biográfica/familiar
Arquitecto português nascido em 1910, em Ovar, e falecido em 1990. Estudou na ESBAP - Escola Superior de Belas Artes do Porto, entre 1925 e 1930, tendo obtido o diploma com o estudo para o Hotel do Parque-Vidago em 1941, onde começa a esboçar algumas das preocupações que o perseguem ao longo da sua carreira, como a leitura e interpretação do lugar, o ritual dos acessos, a relação entre paisagem e espaço interior e a criteriosa escolha de materiais.Inicia o seu período de estágio na década de 30, em colaboração com o arquiteto portuense Rogério de Azevedo, participando ativamente no desenvolvimento do seu trabalho, entre o modernismo e a aproximação que faz ao regionalismo. Durante este período projetou uma das suas mais importantes obras: o Mercado do Peixe de Massarelos, onde um processo de eficaz depuração é capaz de estabelecer uma síntese entre as referências, tenuemente marcadas pela Art Déco e o relacionamento crítico e interpretativo do neoplasticismo holandês.Ao longo do seu percurso profissional é notório o relacionamento cada vez mais distanciado de alguns modelos dominantes na Europa Central, sendo evidente um sentido de afirmação da arquitetura como um problema de cruzamento entre modernidade e contemporaneidade, tradição e sítio, afirmando-se numa lógica de contextualização disciplinar, levando a um regionalismo crítico antecipado.As suas principais obras são: o Mercado do Peixe de Massarelos, Porto (1932); as pousadas realizadas para a Hidroelétrica do Cávado (1949-1959), para Vila Nova, Salamonde, Sidroz e Pisões; Casa Afonso Barbosa, Famalicão (1941); Edifício dos Paços do Concelho, Tribunal e Finanças de V.N de Famalicão; a Sede da Hidroelétrica, Porto (1953); os palácios da Justiça de Tomar (1951), de Vila do Conde (1953), de Ovar (1960) e de Lisboa (1960), em coautoria com João Andersen; o Edifício Calouste Gulbenkian no LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Lisboa (1961), igualmente em coautoria com João Andersen, e os Planos de Urbanização de Coimbra (1968) e de Amarante (1965).Fonte: Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2011. Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/$januario-godinho>.
Âmbito e conteúdo
As peças que compõem o arquivo apresentavam-se dispersas, apesar de parcialmente compiladas por temas e separados em dossiers. Procedeu-se a uma reorganização do projeto e peças acessórias, de acordo com a organização original do processo. Deste modo a organização compõem-se de séries e ao nível da série o critério de ordenação é numérico.Série A - Ante-Projeto do Novo Edifício dos Paços de Concelho, Tribunal, etc. - Câmara Municipal de Famalicão - 1952Série B - Projeto do Novo Edifício dos Paços de Concelho, Tribunal, etc. - Arquitectura;Série C - Projeto do Novo Edifício dos Paços de Concelho, Tribunal, etc.- Pormenores - Arquitectura;Série D - Projeto do Novo Edifício dos Paços de Concelho, Tribunal, etc. - Aditamento - Mobiliário;Série E - Projeto do Novo Edifício dos Paços de Concelho, Tribunal, etc. - Peças não Catalogadas;Série F - Projeto do Novo Edifício dos Paços de Concelho, Tribunal, etc. - Adicionais;Série G - Diversos;Série H - Concursos Públicos de fornecimento para o novo edifício dos Paços de Concelho, Tribunal, etc. É composta por 5 subséries: Subsérie 0001: Concurso para o fornecimento e assentamento de candeeiros, armaduras, lanternas, lâmpadas e letreiros de bronze destinados ao novo edifício dos Paços de Concelho. Câmara Municipal de Famalicão.Subsérie 0002: Concurso público para a empreitada de instalação de aquecimento central no novo edifício destinado a Paços do Concelho, serviços municipais, secção de Finanças e tesouraria da fazenda Pública e do corpo destinado a Tribunal Judicial e mais serviços dependentes do Ministério da Justiça.Subsérie 0003: Concurso público para a construção do edifício para Paços do Concelho, serviços municipais, secção de Finanças e tesouraria da fazenda Pública e do corpo destinado a Tribunal Judicial e mais serviços da Justiça e urbanização da Praça da República.Subsérie 0004: Concurso para limitado para o fornecimento do mobiliário de madeira e metálico para o novo edifício dos Paços de concelho. Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.Subsérie 0005: Concurso para limitado para o fornecimento de vários materiais para o novo edifício dos Paços de concelho. Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.Série I - Correspondência recebida e expedida referente ao Projeto do Novo Edifício dos Paços de Concelho, Tribunal, etc.
Condições de acesso
Comunicável, sem restrições legais.
Condições de reprodução
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução.
Idioma e escrita
Português
Características físicas e requisitos técnicos
Em regular estado de conservação.
Instrumentos de pesquisa
ODA